11 de março de 2010

Por que existem as versões DEMO dos games?

Sabe aquele game que saiu e você adora, mas ainda está em versão de demontração, ou seja DEMO.
Você sabe o que é demo? Sabe por que tem essas versôes de jogos?
Considera-se uma demo (abreviação de "demonstração" ou "demonstration") qualquer material promocional que é uma fração de um produto maior, lançado com a intenção de dar a oportunidade de o produto ser avaliado por possíveis clientes. O termo é bastante usado nos contextos da música e dos games.
Nos games, uma demo é lançada geralmente alguns meses antes do lançamento do produto completo, para criar expectativa entre os jogadores e dar uma amostra do que o jogo completo reserva (clique no titulo do post para ler o resto do artigo).

Demos...
Flexibilidade é algo que os jogadores precisam ter no momento do teste. A palavra "demonstrativa" explica que o software é apenas uma amostra, uma curta experiência com base na previsão de como será a completa do game. Portanto, encontrar bugs e reportá-los é praticamente uma obrigação de quem está testando a demo.


Pois é, muitos ainda não sabem que é graças ao feedback dos usuários mais ativos que mudanças — de ínfimas a significativas — são realizadas no período de desenvolvimento. Não há por que ter vergonha de expressar a sua opinião a respeito de um determinado aspecto do teste, por mais estranha que ela pareça ser.
Fóruns, emails, canais sociais e outros meios de comunicação digital são excelentes formas de transmissão das constatações dos gamers para as empresas responsáveis pelo título testado. Há casos raros nos quais as próprias demos contam com um pequeno sistema de feedback. É sempre bom ter o seu trabalho reconhecido pelos usuários, não é mesmo?
Ei, isto não está certo!
É claro que os desenvolvedores não levam em consideração todas as opiniões dos gamers. Muitas reclamações simplesmente não têm fundamento, e outras não podem ser consideradas devido ao alto nível de exigência. O hardware, por mais que tenha evoluído drasticamente nos últimos tempos, ainda é uma limitação para a imaginação dos criadores de jogos.
Só que há observações que devem ser ponderadas de forma quase obrigatória. Bugs de jogabilidade, na maior parte das vezes. Ter problemas em comandar o personagem ou os objetos na tela é uma das piores sensações durante a experiência com um video game. A fluidez dos controles está diretamente relacionada à diversão que o jogador terá ao se entreter com o produto.
Quanto à interação, geralmente as companhias resolvem os problemas mais graves. Na área gráfica e sonora, entretanto... Reforçando: limitações físicas de hardware. Enquanto uma versão demonstrativa é avaliada, a abordagem técnica de um game deve ser encarada de um ponto de vista mais artístico para que não surjam fortes críticas com relação aos gráficos e sons.
Em outras palavras, é difícil apontar o que os desenvolvedores podem melhorar nos recursos técnicos sem conhecer as plataformas-alvo de maneira ampla e profunda. Se a ideia é interessante e é apresentada com uma boa qualidade, tudo bem, pois a espera é que o jogo completo seja ainda melhor. Mas é óbvio que os jogadores mais críticos podem indicar correções de peso durante os testes.

Open Beta, Closed Beta e demos em geral

Quais as diferenças?



Diversas pessoas afirmam que as demos propriamente ditas não passam de uma versão compacta e restrita do jogo completo. Levando em consideração que, em certos casos (como o promissor God of War 3, em breve conferido pelo Baixaki Jogos), a demo é bem diferente do resultado final, é errado dizer que essa definição é válida para todos os jogos. Mais uma vez, é seguro dizer que uma demo é simplesmente uma amostra do que os jogadores podem esperar sobre o game final.
Enquanto isso, há as versões Beta. Em primeiro lugar, existem empresas que optam por oferecer testes fechados por motivos de segurança e limite de acessos. Closed Beta é algo comum nos games, principalmente no que diz respeito a títulos que focam jogabilidade multiplayer local ou online. Geralmente, chaves para esse tipo de teste aparecem em pré-vendas ou em edições especiais de certos jogos.
Quando o assunto é Open Beta, porém, surge um brilho nos olhos dos gamers mais esperançosos. Para a maioria dos críticos e jogadores, Beta significa que os desenvolvedores estão liberando praticamente tudo o que já foi feito até o lançamento da demo para que testes específicos sejam realizados. E, quando isso realmente acontece, é muito divertido participar de empreitadas sujeitas a todos os tipos de bugs.
Mesmo que um determinado game contenha um forte componente single player, algumas empresas fazem questão de liberar apenas o modo multiplayer — ou parte dele — antes do lançamento da versão completa.


Por fim, há as demos que não podem ser jogadas pelo público e são direcionadas apenas a certos críticos dos video games. Assim, informações preciosas ficam nas mãos de poucos, mas felizmente são divulgadas. Além disso, existem as demos que são apenas exibidas em apresentações e não podem ser experimentadas por ninguém fora do estúdio de desenvolvimento.

Relevância

Na prática, testar um jogo quase sempre é bom



Voltando a falar sobre Bad Company 2, a DICE relatou nos últimos tempos que fez bom uso do feedback gerado pela disponibilização da Beta do game. O produtor Patrick Bach comentou que foi possível a realização de ajustes nas armas, no nível de dificuldade e na interação com os veículos durante a finalização do FPS (jogo de tiro em perspectiva de primeira pessoa).
Além disso, Bach afirmou que as demos e as versões Beta são mais que ferramentas de obtenção de feedback. Com um software de monitoramento apropriado, há a possibilidade de saber quais os elementos do game que mais estão sendo utilizados, qual o impacto gerado por eles e quem está fazendo uso desses itens.
Além disso, é um alívio saber que a Electronic Arts preza pelo equilíbrio entre diversão e justiça. Foram necessários dois anos de desenvolvimento para que o segundo Bad Company ficasse do jeito que é: espetacular.

A força das versões demonstrativas
Encarando o cenário das demos por um lado otimista, pode-se dizer que não há algo melhor que "sentir o gostinho" de um jogo que gera fortes expectativas antes do lançamento da versão completa. O FPS da DICE citado acima é um excelente exemplo disso.
Fazer uma demo demanda tempo, mas muitas vezes vale a pena para os desenvolvedores. É crucial que os encarregados pela construção da versão de testes prezem pela fidelidade ao projeto final. Caso contrário, a frustração dos jogadores é inevitável depois do surgimento do jogo terminado.
É comum encontrar pessoas que continuam brincando com uma demo mesmo após o lançamento da versão final. A seguinte constatação é triste, mas verdadeira: há muitos jogadores que não conseguem arcar com os custos da diversão e, por não poderem adquirir os games completos, se entretêm com as versões demonstrativas liberadas pela rede.

3 comentários:

  1. Fala Parceiro!!

    Tenho um desafio pra você lá no Leia Primeiro:

    http://leiaprimeiro.blogspot.com/2010/03/leia-blogueiro.html

    Topa?

    Abraços!!
    Leia Primeiro

    ResponderExcluir
  2. bem que GTA poderia ter versão DEMO

    ResponderExcluir

Por favor nõ faça ofendas no comentários!
Ah, comente logado na conta do google para aparecer a sua foto junto com o comentário!:)