6 de maio de 2010

13 motivos para você abandonar o Orkut!

No Brasil, quando se fala em rede social o primeiro nome que surge na cabeça da grande maioria dos usuários é o Orkut. Não é à toa que (segundo dados do dia 4 de maio de 2010) 50,6% de todos os perfis cadastrados são brasileiros. O país é seguido pela Índia, com 20%, e pelos Estados Unidos da América, com quase 18%.

É fato, não dá para negar que o Orkut é uma das redes sociais que mais influencia os internautas brasileiros, afinal desde 2004 o número de contas de usuários só vem crescendo. O problema é que nesses seis anos pouca coisa foi efetivamente melhorada na estrutura do serviço.

Muitos dos cadastrados na rede reclamam constantemente de uma série de fatores que poderiam ser melhorados, mas que estão abandonados pela equipe de desenvolvimento. Aliás, deve-se lembrar que ao contrário do Facebook, que trilha seus passos sozinho, o Orkut pertence à Google, que possui outros projetos julgados como mais importantes.

Sair ou ficar?

Os Problemas

1) Demora nas atualizações

Em 2009 houve uma grande movimentação por parte dos usuários: eram boatos, imagens oficiais e não oficiais que circulavam por sites e blogs, notícias sobre necessidade de convites e muita correria pelos poucos que surgiriam. O motivo? O tão esperado novo Orkut que foi lançado cinco anos após o lançamento da primeira versão.

O Novo Orkut demorou para chegar

E apesar de as mudanças gráficas nas páginas de usuários serem muito ferozes, páginas de comunidades continuaram iguais, ganhando apenas algumas curvas. Isso muito após o lançamento do “Novo Orkut”, provando a demora citada acima.

2) Apps com baixa qualidade

Felizmente há exceções, mas grande parte dos aplicativos criados para o Orkut, ou pelo menos dos principais, são feitos com base em aplicativos de sucesso em outras redes sociais, como o Facebook. Além da falta de aplicativos originais, muitos dos que são criados para o Orkut acabam possuindo pouca qualidade gráfica ou bugs, por serem feitos às pressas.

3) Aplicações aparecendo nas atualizações de usuários

As atualizações de amigos são muito interessantes, pois se pode considerar que o mecanismo simula de certa forma alguns serviços de microblogs. O problema é que às vezes essas atualizações deixam de dizer respeito às fotos e mudanças nos perfis, para se limitarem a mensagens como “Seu amigo está jogando Colheita Feliz”.

Atualizações podem ser muito chatas

4) Comunidades tornaram-se rótulos de identificação

No início, os usuários se reuniam para discutir os principais assuntos relacionados ao tema proposto pela comunidade. Com o passar do tempo foram sendo criadas muitas comunidades iguais e também muitas que passaram a se tornar rótulos.

Ao invés de participar ativamente de cinco ou seis comunidades, todos começaram a ingressar em centenas delas, esperando que assim, outros usuários entendessem melhor o perfil colocado na web, dispensando uma resposta conveniente à cruel pergunta: “quem sou eu?”.

Comunidades são rótulos

5) Muitos perfis falsos

Os perfis “fake” já foram um incômodo maior, mas muitos foram excluídos depois de uma limpa feita pela equipe da Google. É verdade que hoje as respostas às denúncias são muito mais rápidas, mas isso não impede a proliferação dos perfis falsos, ainda mais com a eliminação da obrigatoriedade de convite para o ingresso na rede.

6) Muita privacidade

É preciso admitir, todos que estão no Orkut já o utilizaram para “fuçar” a vida de outros usuários. Com o excesso de opções de segurança e privacidade (o que não é ruim para todos), esses momentos de “espionagem” tornaram-se impossíveis.

Existe privacidade no Orkut

7) Orkut Promova

Criar promoções sobre festas, atos públicos ou outras ações é ótimo. Só que o Promova foi atingido pelo vírus do mau uso e tornou-se uma chateação para os usuários, pois começou a ser usado para difundir mensagens ofensivas, satíricas ou simplesmente para frases sem sentido.

8) Público limitado

Ao contrário do que acontece em outras redes sociais, como o Twitter, o público do Orkut é muito limitado ao Brasil. Isso se deve ao fato de a rede ser dominada pelos brasileiros, mas também porque a Google só mostra resultados que possuam compatibilidade com o perfil acessado.

Muitos brasileiros

Por que isso é chato? Simples, impede os usuários de contatarem usuários de outros países e agregar outros elementos às culturas pessoais, o que é muito mais fácil em serviços como o Facebook, que possui um público muito mais heterogêneo.

9) Problemas para enviar recados com links

Depois de um tempo em que todo e qualquer link era aceito pelas páginas de recados, o que gerava a proliferação de muitos vírus disfarçados em “fotos da festa de ontem”, agora é quase impossível mandar um recado com link sem passar pelo “pente fino” do Orkut.

Devido à grande demanda por segurança, mesmo vídeos do YouTube passam por verificações de remetente, ou seja, é difícil passarem direto sem que seja necessária a digitação do texto de confirmação. Mesmo assim, em alguns momentos os recados vão para a pasta de spam.

Verificações demais

10) Não é mais para reencontrar amigos reais

Se lá no começo o Orkut era muito divertido para que os usuários encontrassem velhos colegas de escola ou de faculdade, o mesmo já não pode ser dito. Depois de passar por um período em que uns adicionavam outros usuários apenas para aumentar o número de amigos, a rede social acaba substituindo relacionamentos reais.

11) Depoimentos já foram mais legais

“Diga ao mundo o que você pensa sobre seu amigo”, essa era a proposta dos “Testimonials” lá nos primórdios da rede social. Os depoimentos trocados eram bastante sentimentais e sinceros, dando realmente um significado à utilização deles.

Depoimentos nem sempre são legais

Como quase tudo o que era pra ser dito, já foi dito, a grande maioria dos perfis começaram a ser bombardeados por depoimentos rasos, disputas pelo “topo na lista”(espaço)dos depoimentos e tantos outros que fogem dos ideais do Orkut. Isso sem falar que muitos utilizam os depoimentos para enviar “recados secretos”.Outro exemplo muito bom

12) Usuários inconsequentes

“Hey gata, me add!” é uma frase recorrente na rede social, mas isso não é o pior. Há muitos usuários inconsequentes no Orkut, que não estão interessados em leis morais e colocam fotos chocantes, frases ofensivas e tantas outras coisas que tanto incomodam os outros.

13) Marcar amigos em fotos

Tudo bem, marcar os amigos nas fotos pode ser bem útil, ainda mais porque os marcados têm acesso direto às fotos por meio da página de perfil. O problema é que uma nova modalidade de imagens surgiu com isso.

Todo mundo tem um amigo

Difícil encontrar quem nunca tenha sido marcado em fotos do tipo “todo mundo tem um amigo”. Como vários usuários aderiram ao modelo, muitos se viram obrigados a desabilitarem a marcação para que pudessem parar de ser marcados em desenhos junto com outros muitos usuários.

Gostou do post? Tem muito mais aqui!

35 comentários:

  1. Meio inútil esse tópico

    ResponderExcluir
  2. Estou totalmente de acordo..a muito tempo o Orkut vem caindo..ja reduzi o uso do orkut em uns 70%..

    ResponderExcluir
  3. @Fabio Jacob
    Verdade, eu só continuo com ele por que ja tenho ja faz um tempo, e por causa da comunide do blog, mas o orkut não é mais o que era a un 1 ou 2 anos atrás quando eu criei um perfis lá.
    Obrigado pelo comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Na real eu só uso o orkut pra baixar seriado. Que pra mim é o meio mais facil que existe.

    Fora isso é uma bosta

    ResponderExcluir
  5. AINDA ACHO PIOR O TWITTER, ONDE 90% dos comentarios são do tipo...."meu gato tah no meu colo agora" ou "preciso estudar pra prova" ou algo mais inutil..todos falam que o twiter ajuda nisso e naquilo, mas na verdade é só mais uma módinha idiota..

    ResponderExcluir
  6. E ainda chequei a pensar que o baixaki estava divulgando post no ocioso............kkk

    ResponderExcluir
  7. E sobre o orkut, são os usuário q o estragam, uma parte q deve ser a maioria aki do brasil acabou com o orkut, eu entro e vejo cada merda q saio na hora...

    ResponderExcluir
  8. O Orkut não eh aquela coisa de qualidade,mas prefiro isso do que o twitter q parece q foi criado para os famosos mostrarem a quantidade de fãs tem um para o outro.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite... Embora vc divulgue a font, o BAIXAKI é um site bem conceituado, ou seja, muitos o acompanham, pegar a matéria dos outros e expor, mostra de alguma forma que vc não tem conteúdo próprio... Acredito eu (Não q eu seja o dono da verdade ou da razão), mais q vc poderia dar seu "ponto de vista" sobre o assunto e assim pedir uma opnião, e não simplesmente repitir o q outros sites já postaram, ok... É só uma observação minha... Grato pela atenção... Abraço.

    ResponderExcluir
  10. não gosta?
    vira as costas e vai embora
    simples.

    ResponderExcluir
  11. lixo de topico, inutil = o orkut

    ResponderExcluir
  12. Sem orkut seria melhor pra todo mundo...
    Sem falsidade, sem fake...
    Só tenho por causa dos meus amigos senão teria excluído à muito tempo...

    ResponderExcluir
  13. Ñ sou a favor do orkut, mas ñ existe nenhuma rede de comunicação que da valor aos brasileiros e tenha uma interface tão simples e alternativa como o Orkut.

    ResponderExcluir
  14. Eu não tenhooooooo o/

    ResponderExcluir
  15. Tópico mais do que inútil, quanta bobagem escrita!

    ResponderExcluir
  16. prefiro 1000 vezes ele do que oo facebook ou o twitter
    a unika koisa ke o estraga são os fakes ¬¬'

    ResponderExcluir
  17. realmente que lixo de topico.. se nao gosta do orkut sai ué. simples.

    ResponderExcluir
  18. orkut é uma bosta mesmo, perda de tempo.

    ResponderExcluir
  19. Lixo de tópico.
    Orkut tb é lixo.

    ResponderExcluir
  20. O problema não è o orkut, è os malditos brasileiros de pouca cultura (inclusão digital). Jà que qualquer porta pode ter um perfil.

    ResponderExcluir
  21. post ridiculo esse dai.

    ResponderExcluir
  22. Tem muita gente sem cultura no Orkut sim, e é brasileiro é claro. Concordo com o que o amigo falou acima, falta a inclusão digital.
    Achei o tópico muito bom, apesar de ser retirado do baixaki, foi muito bom sim.
    Não tem nada a ver o fato dele ser retirado do Baixaki, ele citou a fonte do conteúdo portanto, se não gostou galera, sai fora, aperta CRTL+W, ALT+F4, ALT+ ← (seta para esquerda). Ou seja, não fale merda.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho Orkut há muito tempo e realmente esse novo orkut de novo não tem nada, ando um pouco afastada.
    Outra coisa que vc não citou é receber aqueles recados gifs com música e muito glitter, que coisa mais chata, além de recados automáticos é o fim.

    ResponderExcluir
  24. achei legal o topico,
    orkut é pura besteira.

    ResponderExcluir
  25. Fakes existem em todas as redes sociais, até no Twitter e Facebook. Orkut agrada pela interatividade e por possuir um grande número de brasileiros. O facebook é ótimo pela simplicidade do design e por possuir facilidades como o mural. twitter é ótimo pela quantidade de sites e aplicativos direcionados a ele e pela facilidade de se postar e conferir postagens. Cada rede tem seus prós e contras e escolher uma só é difícil

    Também devem existir motivos para deixar o Facebook, o Twitter, O Myspace... mas só por que os motivos existem não quer dizer que precisamos abandonar essas redes sociais, não existe rede social perfeita, mas sempre se pode chegar perto.

    ResponderExcluir
  26. Acho que a coisa mais insuportável do orkut é o monte de MuLeKyYy3³³³²¹²³PiRaNhAa@@ que vem com seu super português falando:

    E aÍ gAtA MINHA DICIONA!


    AFFFF

    ResponderExcluir
  27. Achei desnecessário esse tópico, pois muitos dos seus itens aí podem ser discutidos:

    Primeiro: Item 3 - A atualização desse tipo só é informada se o seu amigo quiser "postar". Ou seja, se você está recebendo muitas atualizações desse tipo, reclame com o seu amigo.

    Segundo: Item 4 - Quem disse a você que ter centenas de comunidades impede de você comentar/ dividir opiniões? Eu tenho o Orkut desde o início e nunca "olhei" as comunidades da mesma maneira que você olha, então... Isso é problema e entendimento de cada um.

    Terceiro: Item 6 - DESDE QUANDO TER MUITA PRIVACIDADE É PONTO NEGATIVO???? Por favor, me explica...

    Quarto: Depoimentos eram mais legais pra você? Isso é por que ninguém te manda um depo há anos e você ficou com raivinha?

    Quinto: MARCAÇÃO DE FOTOS pode ser DESATIVADA.

    Na boa, acho que para dar motivos, você precisaria conhecê-los primeiro. ;D

    FIKDIK.

    ResponderExcluir
  28. Já sabia que o Orkut estava morrendo, mas nunca parei para pensar os motivos para não usa-lo mais, o post ficou muito bom! Parabéns! =)

    Somente Coisas Legais - Divulgar Blog

    ResponderExcluir
  29. pelo menos o orkut ainda esta em portugues...

    ResponderExcluir
  30. Daqui a poko essa galerë ( mais pobre) do orkut vai tudo pro facebook q eh dominado por gringo ai orkut vai fali e facebook vai t só brasileiro
    e os gringo vao migra pra otro...
    mais a galerë q usa o orkut naum vai sabe fala ingles direito e facebook vai fase uma versão brasileira e vai esquece...

    ResponderExcluir
  31. post pronto, blog sem ponto de vista e xupin...
    o q faz o orkut ruim é o mesmo tipo de pessoa que tem um blog como esse, onde apenas xupinha o que esta por ai...

    ResponderExcluir
  32. Se você analizar somente os pontos negativos o orkut é realmente uma bosta, mas o prazer de encontrar um amigo de escola que você não vê a 8 anos e dificilmente encontraria por ai, isto seria impossivel sem a popularidade que o orkut adquiriu. Tudo tem seu lado negativo é só saber usar.
    http://programeando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. eu ja apaguei o meu ^^ 5 dias sem orkut xD

    ResponderExcluir
  34. Só continuo com o Orkut porque eu participo muito da comunidade do Origami u_u

    ResponderExcluir

Por favor nõ faça ofendas no comentários!
Ah, comente logado na conta do google para aparecer a sua foto junto com o comentário!:)